Vox Patriae

Junho 07 2010
Está a decorrer, em Santarém, no Centro Nacional de Exposições, a 47ª Feira Nacional de Agricultura, a par da 57ª Feira do Ribatejo. Desde dia 5 e até dia 13, um certame em que a agricultura estará em destaque. Há que destacar e valorizar este tipo de iniciativas.
Em primeiro lugar há que destacar a componente cultural do certame. É de elementar justiça referir as largadas de toiros, as grandes corridas na Monumental Celestino Graça, as tascas e tasquinhas com as mais variadas delícias regionais, o artesanato local, entre tantas outras coisas... Muito daquilo que Portugal é no seu todo, aquilo que se assume como identidade nacional, provém muito da reunião dos costumes e tradições locais, que sendo tão diferentes, unem-se todas numa característica comum, de "portugalidade".
Depois, o carácter económico que se pretende imprimir à feira é absolutamente crucial. Portugal conhece oportunidades únicas no sector primário, mas as políticas de estímulo ao sector têm sido um fracasso constante que nos deve envergonhar. Apostar na inovação, em novas formas de exploração, em novas estratégicas de produção e marketing... Tudo isso importa, num país que se vê a braços com uma das piores crises de sempre. Por isso é de tão justo destaque esta iniciativa.
publicado por André S. Machado às 01:19

Um blog de André S. Machado
Junho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9

13
14
15
16
17
19

21
22
23
26

27
29


Ligações
Pesquisa
 
blogs SAPO