Vox Patriae

Julho 07 2010
Começa o Verão, o calor, as esplanadas e os petiscos com os amigos... Aproximam-se as férias e aquele mês em que parece que tudo passa e não há crise ou problemas para ninguém. É saudável que assim seja, que as pessoas esqueçam por momentos o que de mal vai nas suas vidas e abram o espírito e se divirtam.
Mas o Verão traz sempre consigo algo de lamentável: o abandono de animais, que neste período conhece maior expressão. Todos os anos é a mesma história e todos os anos se multiplicam os apelos e as mensagens à responsabilidade de quem assumiu o compromisso de ter um animal doméstico. Porém, todos os anos se repetem as imagens de dezenas de cães à beira das estradas, confusos e destroçados, vítimas do abandono daqueles em quem confiavam fielmente. Por isso é que há que destacar o trabalho de tantos voluntários que trabalham diariamente nos abrigos e nos canis e que prosseguem todos os esforços para encontrar novos lares a estes animais.
Outro flagelo é o dos incêndios florestais, que começam a eclodir em número exponencial com as vagas de calor que o Verão traz. Também aqui se multiplicam as acções de sensibilização, as campanhas e tudo mais. Todavia, todos os anos se repetem as mesmas notícias e as mesmas imagens de devastação das florestas e de desespero de tantas pessoas. Aqui há que dar relevo ao papel das corporações de bombeiros, sapadores ou voluntários, que são incansáveis na guerra contra este mal que teima em voltar com cada vez mais força todos os anos.
publicado por André S. Machado às 19:31

Um blog de André S. Machado
Julho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

12
13
14
17

18
19
22
24

25
26
28
29
30


Ligações
Pesquisa
 
blogs SAPO