Vox Patriae

Novembro 23 2010

 

Durante o fim-de-semana, Portugal foi o centro das atenções e Lisboa a capital do Mundo.

 

Independentemente do provincianismo adjacente à tolerância de ponto em Lisboa e de toda a polémica que envolve os veículos adquiridos para a cimeira e que ainda não chegaram a esta altura, a Cimeira foi um sucesso e muito se deve à diplomacia portuguesa essa vitória na organização de um momento que muitas já apelidaram de histórico.

 

O acordo com a Rússia é um momento fundamental para as relações EUA-Rússia e UE-Rússia, sendo que se atingiu um entendimento numa área relevantíssima na área da defesa; a questão do Afeganistão conheceu avanços significativos com decisões concretas de retirada das tropas aliadas do território, num processo faseado; a organização tem um novo conceito estratégico para a próxima década, que toma o nome de conceito de Lisboa... E se estes avanços se deram em matéria tão sensível e tão central como a Defesa e Segurança, são passos relevantíssimos para os entendimentos e para o estabelecimento de pontes mais próximas a nível político.

 

Foi um grande momento para Portugal e para a sua diplomacia. Foi um momento fantástico para a Aliança. Foi um acontecimento fundamental para o que vai acontecer nos próximos anos no cenário internacional. Aguardemos.

publicado por André S. Machado às 00:57

Um blog de André S. Machado
Novembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
11
12

16
18
19
20

21
24
26
27

28


Ligações
Pesquisa
 
blogs SAPO