Vox Patriae

Janeiro 14 2011

 

Desertificação, Abandono Rural e Despovoamento

Em boa hora é organizado o Seminário Ibérico "Desertificação, Abandono Rural e Despovoamento - Intervenções Raianas", no Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova, entre 20 e 21 deste mês de Janeiro. O programa reúne especialistas nestas matérias e os objectivos são muito claros: encontrar soluções para o problema da desertificação do interior raiano e perspectivar canais de cooperação ibéricos nesta matéria. Lamento imenso não poder estar presente, por motivos académicos, mas espero poder vir a consultar os resultados desta iniciativa numa qualquer reunião das intervenções ou Acta Geral dos trabalhos. Tantas vezes são promovidas estas iniciativas tão interessantes e tão importantes e os resultados são invariavelmente um conjunto de intenções que não passa de uns minutos de conversa na sala. É importante alterar esse paradigma: reunir as intervenções, chamar os participantes (oradores e público) a uma reflexão contínua e a um contributo concreto, transformar as intenções em medidas palpáveis. É uma visão daquilo que pode sair de uma conferência como esta. Admito que seja ambicioso demais, mas não custa sustentar esta esperança.

 

Misericórdia de Monsanto

Preocupam-me os ecos que me têm chegado de Monsanto, acerca das eleições para os órgãos sociais da Santa Casa da Misericórdia da aldeia. Assembleias gerais com ânimos exaltados, violações dos estatutos pelas listas candidatas, possíveis impugnações do acto eleitoral (pelo que me chega pela comunicação social, com fundamento)...

Importa clarificar que não sou irmão da Santa Casa da Misericórdia de Monsanto, mas tenho um profundo respeito pela instituição e, nesta em concreto, há que ter consciência da relevância fundamental que tem, no contexto da prestação de cuidados de saúde a uma população tão envelhecida como é a das aldeias desta nossa região. A Misericórdia de Monsanto, pelo seu prestígio, pelo que representa há tantos e tantos anos e pelo seu papel de especial relevâcia no apoio às gentes de Monsanto e arredores, não merecia o que se está a passar. Esperemos que tudo se resolva e volte à normalidade quanto antes.

publicado por André S. Machado às 00:09

Um blog de André S. Machado
Janeiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
15

16
17
18
20
21

23
24
25
26
27
28
29

30


Ligações
Pesquisa
 
blogs SAPO