Jornadas Nacionais da Cáritas Portuguesa
O Combate à Pobreza e à Exclusão Social pelos caminhos da inovação
A Cáritas Portuguesa promove, nestes dois dias de 24 e 25 de Fevereiro, as suas jornadas nacionais, em Setúbal, subordinadas ao tema da pobreza e da exclusão social, relevando a inovação como caminho para um combate feroz a estes fenómenos que a todos dizem respeito.
A situação social do país quase que impõe este debate e faço votos para que destas jornadas surjam proveitosos resultados e propostas de caminho a seguir seja para os governantes, seja para a sociedade civil em geral, seja para o cidadão comum.
O local é absolutamente indicado: Setúbal, cidade em que vivo, é especialmente afectada por estes fenómenos, associando, por vezes, realidades ainda mais graves como a criminalidade acentuada. Bem sei que há muitas outras cidades que vivem os mesmos problemas, é algo de nacional, mas Setúbal vive de forma muito especial o que se pretende discutir.
O programa é de excelência e a organização está de parabéns. A Cáritas é uma organização que respeito imenso e cujo trabalho tenho vindo a acompanhar com atenção, tomando sempre a sua acção como um verdadeiro exemplo de dedicação à causa social.
Desejo, apenas, que no fim destas jornadas o que tiver sido discutido sirva para fazer, de facto, alguma coisa. Portugal e os portugueses, principalmente aqueles que vivem com dificuldades, exigem que esta reflexão extravase as palavras e que se lhes correspondam actos concretos. Bem sei que é difícil mas é um dos desafios que o país tem pela frente.