Vox Patriae

Abril 30 2010
Idanha tem gente rija!
Maria Isabel Geraldes comemorou o 100º aniversário em 13 de Abril! Uma idanhense centenária, que nasceu com a República
Tem piada ver que Idanha é tantas vezes notícia por isto. E daqui se extraem duas conclusões: Primeira, de que as gentes da raia são feitas de boa fibra; Segunda, de que isto (ser tantas vezes notícia por este motivo) é prova de que o concelho está envelhecido e a envelhecer. Cada vez mais importa conciliar os esforços de reforço nos cuidados aos mais idosos, com um crescente investimento em infra-estruturas para os mais novos e, em especial, para os jovens licenciados ou empresários.
 
Biblioteca para os mais idosos
E falando dos mais idosos... A Biblioteca Municipal de Idanha promoveu uma actividade para os mais idosos. Este tipo de iniciativas é uma aposta muito interessante. Os números do envelhecimento do concelho são conhecidos, como são os indicadores de analfabetismo de muitas dessas pessoas. Iniciativas como esta, que promovem uma quase que formação na 3ª idade são sempre de louvar. O investimento tem de passar também por aí, por programas assentem, também, em projectos de aprendizagem na 3ª idade. Todos nós gostamos de nos sentir úteis e não há ninguém que não queira aprender sempre qualquer coisa. Porque não dar oportunidade a quem, por vezes, nunca a teve?
 
CDS-PP nasce em Idanha
Nasceu a concelhia do CDS-PP na Idanha! Luis Mascarenhas é o presidente da nova estrutura local, cujos órgãos foram empossados pelo Deputado Ribeiro e Castro, deputado-padrinho do CDS para o distrito de Castelo Branco. Ribeiro e Castro falou à comunicação social sobre um tema muito caro ao partido: a agricultura. Num concelho como Idanha é importante falar do assunto, mas principalmente olhar para a realidade local e para os investimentos feitos e a fazer.
De resto, desejo um bom mandato para os órgãos eleitos da concelhia, na certeza de o debate político em Idanha ganhará novo fôlego, quanto mais não seja porque teremos mais alguém a poder falar.
 
Direito do Consumo em Debate
As Jornadas Portuguesas de Direito do Consumo serão organizadas, pela Sociedade Portuguesa de Direito do Consumo, no auditório da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova. Este é um evento sectorial, que interessa a um grupo muito determinado de pessoas, mas volto a referir, como antes já o fiz, a importância de trazer estes eventos para o concelho. Primeiro, porque mexe com a sociedade local ou, pelo menos, naqueles que trabalham, estudam ou se interessam pelos temas; Segundo, porque traz pessoas de fora para um concelho que muito aposta no turismo; Terceiro, porque dá visibilidade ao concelho e à região, sobretudo naqueles eventos mais mediáticos; Por último, porque dinamiza uma fraca sociedade civil que existe, mas que teima em não ser pró-activa e precisa deste tipo de estímulos.
publicado por André S. Machado às 18:52

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Um blog de André S. Machado
Abril 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

16

18
20
21
22

26
27


Ligações
Pesquisa
 
subscrever feeds
blogs SAPO