Vox Patriae

Janeiro 03 2011

 

Regresso de Idanha com novidades...

 

Ligação Idanha-a-Nova / Mata

Assim que cheguei a Idanha reparei em duas placas que indicavam um novo caminho para a povoação da Mata, concelho de Castelo Branco. São 14 quilómetros, que vêm reduzir para metade a distância entre as duas localidades, num investimento de 350 mil euros repartido entre as Câmaras Municipais de Idanha e Castelo Branco. Uma aspiração antiga que foi concretizada este mês. A ligação entre Idanha e Mata, por passar por uma zona agrícola muitas vezes secundarizada é relevante. Esperemos que os estreitos laços entre as povoações se fortaleçam e que estas novas condições sejam um primeiro passo para a revalorização dos terrenos agrícolas que medeiam as duas localidades.

 

Aniversário do Fórum Municipal

Três anos depois da inauguração do Fórum Municipal, a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova lança o número de vinte mil visitantes. Nada mau. Mesmo nada mau. É um espaço humilde, localizado na zona antiga da vila. A sua pequena dimensão é, regra geral, compensada com uma afluência razoável e, mais importante, com um calor humano mais que característico das nossas gentes. Pelo que sei, o aniversário foi comemorado com a mais intensa alegria e recheado de tradição, com o Mico da Câmara Pereira. Esperemos que o espaço continue a crescer e a receber cada vez mais iniciativas.

 

Festas da quadra

Soube que o Centro Social e Cultural de Toulões organizou um convívio dos seus membros, à semelhança de algumas outras instituições do género. Certo é que é tradicional, mas nem todas seguem o exemplo. Idanha é um concelho envelhecido e muitos destes nossos "anciões" estão sozinhos e têm como única "ajuda" o trabalho destas organizações. É importante promover oportunidades destas, de convívio. É o mínimo que podemos fazer a quem trabalhou toda uma vida pela família e, no fundo, pela nossa terra.

 

"Memória e História Local" em livro

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e o Centro de História da Sociedade e Cultura da Universidade de Coimbra organizaram um colóquio subordinado ao tema "Memória e História Local". O livro apresentado no Centro Cultura Raiano, também um espaço de referência neste âmbito, é o conjunto das actas desse colóquio. É importante promover estas iniciativas, num dos concelho com histórias mais ancestrais. Importa ter sempre presente a história e as memórias das nossas gentes.

 

Direito do Consumo

No seguimento do Congresso Internacional do Direito do Consumo, que decorreu na Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova / Instituto Politécnico de Castelo Branco, foi celebrado um protocolo entre a Escola e a Associação Portuguesa de Direito do Consumo que se substancia num Gabinete de Estudos sobre Direito do Consumo, na ESGIN. É mais uma prova da excelência do Ensino Superior em Idanha-a-Nova e da estreita ligação que o Politénico de Castelo Branco e, concretamente, a ESGIN procuram com os mais diversos sectores da sociedade. Votos de excelente trabalho a quem protagonizar este projecto.

publicado por André S. Machado às 18:13

De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Um blog de André S. Machado
Janeiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
15

16
17
18
20
21

23
24
25
26
27
28
29

30


Ligações
Pesquisa
 
subscrever feeds
blogs SAPO